Tomás de Aquino foi antes de tudo um professor. Entre os muitos tratados filosóficos e teológicosque escreveu, todos marcadamente escolares, sobressai a ‘Suma Teológica’. Trata-se de uma síntesedirigida àqueles que iniciavam o estudo do saber teológico. Sua intenção era ajudá-los a caminharcom ordem e clareza pelos conceitos fundamentais sem se desviar para temas secundários oucontroversos. Aquino reúne na SUMA a filosofia, a teologia e a mística, isto é, o saber humano, atradição cristã, a ética pessoal e social, a contemplação e união com Deus, tendo sempre comoobjetivo maior de se alcançar a realização plena do ser humano e da sociedade.
O Que é a Suma Teológica
Suma Teológica é o título da obra básica de São Tomás de Aquino, frade, teólogo e santo da IgrejaCatólica, um corpo de doutrina que se constitui numa das bases da dogmática do catolicismo econsiderada uma das principais obras filosóficas da escolástica. Foi escrita entre os anos de 1265 a 1273.Nesta obra Aquino trata da natureza de Deus, das questões morais e da natureza de Jesus.
A obra aqui está completa na tradução clássica de Alexandre Correia. Está dividida em Prima Pars, ParsPrima Secundae, Secunda Secundae, Tertia Pars e Suplementos. Toda a obra foi compilada do SitePermanência, com excessão da Questão 94 com seus Artigos na Pars Prima Secundae, que foi tirada dosite Filosofia.
Alguns artigos estavam faltando no site, por isso foi necessário fazer a tradução dos mesmos a partir dotexto em inglês disponível no site New Advent e também no texto espanhol. Na Prima Pars, os artigoscom a minha tradução são parcialmente o Artigo 3 da Questão 96; e a Questão 100 completa.Peço desculpas pelos eventuais erros de tradução, porque não sou tradutor profissional; e também poreventuais erros na compilação dos artigos. Qualquer erro que acharem, sugestões, ou correções, podemme enviar por email.
Boa leitura a todos e que Deus nos abençoe!
Nota: Resolvi manter o texto original da equipe responsável por esta maravilhosa obra de tradução. O arquivo original está em alexandriacatolica.blogspot.com.br
